Pesquisa sobre Dom Quixote
Miguel de Cervantes nasceu em 29 de setembro de 1547, na cidade espanhola de Alcalá de Henares. Em 1563, a família muda-se para Sevilha, onde ele estudou gramática e latim, com padres jesuítas.
No ano de 1566 foi morar em Madri junto com a família. Em 1569 muda-se para Roma, após ter ferido um homem num incidente em Madri. Dois anos depois participou da Batalha de Lepanto (contra os turcos). Foi ferido durante um combate e ficou com a mão esquerda inutilizada. Entre 1575 e 1580 ficou num cativeiro em Argel (Argélia), após ter sido capturado por piratas. No ano de 1581 foi morar na cidade de Lisboa, onde escreveu peças de teatro. Casa-se com Catalina de Palacios Salazar, em 1583, com a qual manteve uma convivência matrimonial de apenas um ano. Em 1587 foi nomeado comissário real da Armada espanhola. Em 1593 publicou o romance La Casa de los Celos. Em 1597 foi preso na cidade de Sevilha. No ano de 1605 publicou a primeira parte de Dom Quixote. Em 1613 entrou para a Ordem terceira de São Francisco. E em 1615 publicou a segunda parte de Dom Quixote.
Cervantes foi um importante poeta, dramaturgo e novelista espanhol. Morreu na cidade de Madri, em 23 de abril de 1616, e é considerado um dos maiores escritores da literatura espanhola, destacando-se pela novela, mundialmente conhecida, Dom Quixote de La Mancha.
Obra Dom Quixote:
De tanto ler histórias de cavalaria, um ingênuo fidalgo espanhol passa a acreditar piamente nos efeitos heroicos dos cavaleiros medievais e decide se tornar, ele também, um cavaleiro andante. Para tanto, recorre a uma armadura enferrujada que fora de seu bisavô, confecciona uma viseira de papelão e se auto intitula Dom Quixote de La Mancha. Como todo cavaleiro, ele precisa de uma dama a quem honrar. Elege então uma lavradora que só conhece de vista e a chama de Dulcinéia. Depois de tomar essas providências, monta em seu decrépito cavalo Rocinante e foge de casa em busca de aventuras.
Após um dia inteiro de caminhada sob o