Pesquisa sobre depressão
A depressão, por muitos considerada o mal do século, é uma doença psiquiátrica que produz alteração de humor, tristeza profunda, desesperança, baixa auto-estima e pode levar a distúrbios do sono e apetite, como bulimia nervosa, por exemplo.
Esta doença atinge cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo. Os quadros variam de intensidade e duração e são classificados em diferentes graus, como leve/moderado/grave. Para as pessoas que não tem depressão, quando ficam tristes ou passam por um momento difícil, se recuperam logo, encontrando uma forma de superar. No quadro da depressão, a tristeza não “some”, é constante, mesmo sem motivos aparentes.
“Existem fatores genéticos envolvidos nos casos de depressão, doença que pode ser provocada por uma disfunção bioquímica do cérebro. Entretanto, nem todas as pessoas com predisposição genética reagem do mesmo modo diante de fatores que funcionam como gatilho para as crises: acontecimentos traumáticos na infância, estresse físico e psicológico, algumas doenças sistêmicas (ex: hipotireoidismo), consumo de drogas lícitas (ex: álcool) e ilícitas (ex: cocaína), certos tipos de medicamentos (ex: as anfetaminas). Mulheres parecem ser mais vulneráveis aos estados depressivos em virtude da oscilação hormonal a que estão expostas principalmente no período fértil.” – Explica o Dr. Drauzio Varella.
Neste trabalho, iremos apresentar resultados de uma pesquisa sobre Depressão.
(Não acho que o final da introdução esteja bom, se tu quiser arrumar, sinta-se a vontade haha. Não sei como fazer essa parte, já que nas instruções dele dizia que era para dar informações sobre a doença na introdução)
Objetivo geral e objetivo específico:
Identificar se as pessoas sabem que depressão é uma doença.
Detectar em que casos as pessoas concordam e discordo a respeito da depressão.
Material e métodos
O questionário consistiu em 7 perguntas:
-O que você considera depressão?
-Você tem algum caso de depressão na família?
-Você