Metodologia, Magda Macedo, Manual de metodologia de pesquisa juridica
1) Com base no texto de Magda Macedo, em Manual de Metodologia da Pesquisa Jurídica, responda(m) as seguintes questões:
a) Explique a afirmação de Macedo (2001) de que “a ciência é constituída de um conjunto de enunciados”.
Ao citar “conjunto de enunciados” a autora faz uma analogia às constatações dos pesquisadores, que em suas pesquisas procuram transmitir adequadamente as informações tidas como verídicas sobre o que existe, existiu ou existirá; obtidas por uma investigação minuciosa através de um relatório científico. Segundo Magda Macedo não é possível fazer um trabalho cientifico sem conhecer os instrumentos. E esses se constituem de uma serie de termos e conceitos que devem ser claramente distinguidos, a fim de se chegar a resultados de cunho cientifico. Ou seja, esses enunciados são as constatações finais obtidas através de pesquisas pelo método da atitude cientifica.
b) Para a autora, o que significa conhecer?
Minuto a autora, conhecer é uma relação que se estabelece entre o sujeito que conhece e o objeto conhecido. Onde no processo de conhecimento o sujeito que tem capacidade de conhecer, se apropria, de certo modo, do objeto conhecido. A autora ainda complementa afirmando a existência de duas formas de conhecimento; o conhecimento sensível, percebido através da realidade imediata, se a apropriação é física e sensível; e o conhecimento intelectual, com uma representação suprassensível percebido através da realidade mediata, que é uma prerrogativa exclusiva do homem.
c) Como a autora distingue o senso comum (conhecimento vulgar) do conhecimento científico?
Também conhecido como conhecimento empírico, o senso comum é o conhecimento do povo, obtido ao acaso, após inúmeras tentativas. O senso comum é assistemático, pois as noções que o integram derivam, exclusivamente, da experiência da vida cotidiana, sem que nada se ordene. É um saber fragmentário, casuísta, desordenado e ametódico, pois não estabelece entre