Aula I Intro
AULA I
O que é o epistemologia?
1) INTRO
Origem do termo Epistemologia: Episteme (conhecimento) – Logos (teoria; explicação).
(a) estuda o conhecimento;
(b) é uma disciplina de segunda ordem (expor a distinção); aplica-se a disciplinas de primeira ordem para elucidar o aparato conceitual delas (relação análoga entre gramática/linguagem ou lógica/argumentação)
2) POR QUE É UTIL ESTUDAR O CONHECIMENTO?
Habitualmente, consideramos o saber como uma coisa boa (até no sentido ético).
O estudo do conhecimento ajuda a:
Distinguir o saber de uma mera opinião acertada: permite determinar o grau de confiança em uma fonte (ex. do aluno que adivinha a resposta; eu em uma prova).
Determinar as modalidades e a extensão do(s) saber(es): entender como acedemos ao conhecimento (percepção, introspeção, razão etc.) pode esclarecer os limites dos nossos médios e, portanto, dirigir nossos esforços em âmbitos definidos (e evitar perdas de tempo. Ex. Hume e o conhecimento religioso, Kant e a metafísica racionalista).
Detectar o erro: O conhecimento é uma disposição para a verdade. Analisar no detalhe o que falhou em uma tentativa de conhecimento pode refinar nosso raciocínio.
3) CONHECIMENTO E LINGUAGEM
Três “tipos” de conhecimento:
Por familiaridade (acquaintance): conhecimento direto, perceptivo (ex. eu conheço Pedro, a cadeira etc.).
Saber fazer: conhecimento prático, ter uma habilidade, saber se comportar conforme a regras (ex. dirigir, cozinhar, saber contar piadas, saber jogar ao xadrez).
Proposicional: conhecimento indireto, linguístico, saber que (ex. eu sei que Pedro cozinha bem). É talvez o mais importante, e o que mais trataremos.
A proposição é uma unidade lógico-linguística dotada de significado (i.e. é uma unidade semântica).
Duas sentenças (ou asserções, ou enunciados) expressam a mesma proposição se têm o mesmo significado:
“A neve é branca” = “Snow is white”
(isso permite dizer que duas sentenças em línguas