Serra Do Rio Do Rastro Coluna White
A Serra do Rio do Rastro, localizada no sudeste catarinense, mais exatamente entre Lauro Muller e São Joaquim, é uma cadeia de montanhas, que é atravessada pela estrada SC-438, e que apresenta paisagens naturais exuberantes, riquesas naturais e condições de acesso e alojamento que fazem do local um ponto turístico no cenário nacional e até internacional.
A quase 1500m acima do nível do mar, ela tem 12 km de concreto armado e iluminado e sua extensão total e de aproximadamente 35 km. A rodovia se chama SC 438 que partindo de Tubarão, segue até Lages, unindo as cidades do litoral a serra catarinense, ou planalto serrano. Suas sinuosas curvas ficam no município de Lauro Muller e o Mirante de Observação em Bom Jardim da Serra.
O significado do trabalho de Israel C. White e seus colaboradores, executado entre 1904 e 1906 na região da Serra do Rio do Rastro, conhecido como a Coluna White é da maior relevância para a estratigrafia da Bacia do Paraná, tendo lançado um embasamento científico que permanece atualizado.
A Coluna White foi publicada pela primeira vez em 1908, com o Relatório Final dos levantamentos desenvolvidos durante 1904 a 1906, para a Comissão de Estudos das Minas de Carvão de Pedra do Brasil. Colaboraram John H.Macgregor e David White, apoiados por uma equipe composta por técnicos e funcionários brasileiros. Os estudos realizados resultaram num vastíssimo acervo de dados sobre os carvões sul-brasileiros, estratigrafia e paleontologia da Bacia Sedimentar do Paraná. A partir desta data, esta coluna estratigráfica ficou consagrada como Coluna White, em homenagem àquele pioneiro.
A partir das observações realizadas ao longo da Serra do Rio do Rasto, foram definidas todas as unidades estratigráficas que constituem as "séries" (Tubarão, Passa Dois e São Bento), da sua coluna padrão, subdividindo-as em unidades menores , que dentro dos preceitos do Código de Nomenclatura Estratigráfica, são enquadradas nas categorias de "grupos", "formações" e