Meio ambiente urussanga sc
Quanto ao meio físico abordam-se as características do clima, da geomorfologia, geologia, o solo, recursos hídricos superficiais e subsuperficiais.
3.1.1 – Clima Regional
O clima da região é Mesotérmico do tipo temperado; a máxima intensidade pluviométrica ocorre no verão, enquanto a precipitação mínima ocorre no inverno. As temperaturas mais elevadas ocorrem nos meses de dezembro, janeiro e fevereiro, enquanto as temperaturas mais baixas ocorrem nos meses de junho e julho.
O clima da região carbonífera é caracterizado pela ação de massas de ar intertropicais quentes e massas polares frias, sendo as últimas responsáveis pelo caráter mesotérmico do clima, de efeito acentuado, porém atuando em ondas esparsas, que são dominadas parcialmente pelas massas intertropicais - “Tropical Atlântica” de ação complementar. As oscilações da frente polar que atingem o território catarinense durante todo o ano, imprimem sobre o seu clima dois aspectos característicos, a instabilidade do tempo e a elevada pluviosidade no decorrer do ano. se enquadra no clima do grupo C - mesotérmico, uma vez que as temperaturas médias do mês mais frio estão abaixo dos 18 C° e acima de 3 C° e neste grupo, sem estação seca distinta, pois não há índices pluviométricos mensais inferiores a 60 mm.
3.1.1.1 - Pluviometria
A Figura mostra a precipitação total anual na estação da Epagri em Urussanga, nos últimos 10 anos e a comparação com as médias histórica e do período.
Figura 3.2: Precipitação total anual na estação da Epagri em Urussanga-SC.
Esta figura apresenta graficamente os seguintes dados: | · Precipitação Total Anual Média do Período: 1706 mm;
· Precipitação Total Anual Média Histórica: 1577 mm; |
O regime pluviométrico da região pode ser definido da seguinte maneira: os meses de setembro a março representam as maiores médias mensais, e os meses de abril a agosto representam as médias mensais menores.
3.1.1.2 – Temperatura
As