Relatorio quimica
A elaboração do relatório deve ser um exercício realizado em grupo. Não rateie as seções do relatório entre os componentes do grupo.
Seja criterioso ao pesquisar na Web. Dê preferência a livros textos de ensino superior. Visite sempre a Biblioteca da Escola.
Instruções para elaboração de relatórios Um dos objetivos de ensino de uma disciplina experimental introdutória é ensinar a redigir relatórios. A redação de comunicações técnico-científicas é uma tarefa rotineiramente realizada por uma série de profissionais. A seguir, são dadas algumas orientações sobre a redação de relatórios científicos, que devem ser seguidas na elaboração dos relatórios referentes às experiências realizadas ao longo do semestre no âmbito da disciplina. Frases bem construídas são simples e sucintas. Elas são fáceis de serem lidas e compreendidas. Escreva com a preocupação de tornar fácil a leitura. Frases longas e complicadas podem ser indício de que o autor não pensou suficientemente no que desejava dizer. Reveja as frases longas que forem de leitura difícil ou desdobre-as em várias, mais curtas. Palavras desnecessárias não fazem senão perturbar, distrair e aborrecer o leitor.
O uso da linguagem coloquial e de gírias não é apropriado para um texto técnico-científico. Habitue-se a escrever um relatório com um dicionário e uma gramática à mão. Não procure palavras sofisticadas e construções eruditas, mas sim as palavras mais adequadas e construções objetivas e sucintas. Em geral, um relatório é composto das seguintes partes: * Capa 0 Objetivos 1 Resumo 2 Introdução Teórica 3 Procedimento Experimental 4 Resultados e Discussão 5 Conclusões 6 Questionário 7 Referências Bibliográficas Nas próximas linhas veremos o detalhamento dos itens