Pesquisa sobre alguns parasitas
– ESQUISTOSSOMOSE;
1- Agente Etiológico.
Parasita Schistosoma.
2- Transmissão e Ciclo de Vida.
A transmissão acontece através do contato com água contaminada, aonde o parasita esta em seu estagio inicial do ciclo de vida, chamado de cercaria. O parasita entra na pele, e nesse local amadurece , chegando assim ao seu segundo estagio chamado de esquitossôlumo. Depois o parasita migra para os pulmões e fígados aonde atingem o estágio adulto (verme). O verme pode migrar para áreas como bexiga, reto, intestinos , sistema venoso.
3- Sintomas.
Os sintomas podem variar de acordo com o estagio de crescimento do parasita, podendo ocasionar: dores musculares e de cabeça ,mal estar ,fraqueza ,falta de ar, tosse com sangue, diarreia sanguinolenta .
4- Tratamento.
O tratamento é feito com a droga antiparasitária praziquantel. Se a infecção for grave ou envolver o cérebro, podem ser administrados corticosteroides.
5 – Profilaxia.
A prevenção ocorre através de instalações do saneamento básico ,esgoto tratado , erradicação de caramujos (hospedeiros intermediários do parasita) , e caso haja contato com o ambiente sujo , deve-se proteger as pernas e pés com botas de borrachas, e evitar contato com água contaminada.
-TENÍASE E CISTICERCOSE;
1 – Agente Etiológico. Classe: Cestódeos. Família: Taenidae.(conhecidos como: Taenia Solium – originaria do porco, e Taenia Signata – originaria do boi)
A cisticercose se da pela presença de larvas da T. Solium no tecido humano.
2- Transmissão e Ciclo de Vida. A teníase por T. solium é adquirida por meio da ingestão de carne de porco crua ou mal cozida que contém as larvas císticas (cisticercos) e a teníase por T. saginata ocorre pela ingestão de carne bovina crua ou mal cozida que contém os cisticercos. Quando o homem ingere, acidentalmente, os ovos de T. solium em água ou alimentos contaminados, adquire a doença cisticercose.
3 – Sintomas. Possíveis sintomas são;