tcc de analis clinicas
O presente trabalho de conclusão do curso Técnico em Análises Clínicas vislumbra realizar um apanhado bibliográfico sobre os exames parasitológicos de fezes, desenvolvendo assim, uma pesquisa que explique as técnicas e procedimentos existentes para a realização destes exames.
A justificativa para a realização deste trabalho se encontra pela premissa de que a saúde humana é muitas vezes afligida por uma vasta gama de parasitas, que só podem ser detectados e definidos através de exames parasitológicos.
A delimitação do problema se encontra delineada no exame de fezes e procura responder as seguintes questões propostas: Quais os principais métodos de exames parasitológicos de fezes existentes? E como o método de Hoffmann é aplicado sua técnica e vantagens.
As respostas dessas duas questões serão encontradas através de pesquisas em livros relacionados à parasitologia humana e seus exames, e ainda, através de uma breve pesquisa de campo.
O objetivo geral deste trabalho se faz em torno da importância do exame parasitológico de fezes, com especificação no método de Hoffman. E ainda, como a qualificação adequada do profissional em análises clínicas é fundamental para o resultado do exame.
A metodologia de pesquisa que será utilizada nesta atividade é a pesquisa bibliográfica, que fará uso de artigos clínicos, hospitalares e outros, assim como, livros e sites, para desenvolver a revisão da literatura que favoreça a construção deste trabalho. Outra metodologia utilizada é de pesquisa de campo, assim sendo, se fará uma pesquisa sobre a realização de exames parasitológicos pelos alunos dos cursos técnicos do Colégio e Faculdade Suldamerica Unidade II.
2. REVISÃO DA LITERATURA
2.1 Conceito de Exames Parasitológicos de Fezes
O exame parasitológico de fezes (EPF) é a análise laboratorial feita a partir de uma amostra das fezes, buscando detectar a presença de elementos indicativos da existência de vermes no intestino,