Microorganismos eucariontes e parasitas
A microbiologia é o estudo dos organismos microscópicos. Estima-se que esses pequeninos existam há mais de quatro bilhões de anos. Eles antecedem todas as formas de vida e há 300 anos foram descobertos.
Os micro-organismos foram submetidos a sucessivos testes para que o homem pudesse compreendê-lo. Eles atuam em diversas reações químicas, na quebra de substâncias e formação de novos compostos.
Recentes descobertas levaram a ideia de que o comportamento desses seres pouco de distingue das outras formas de vida.
A simplicidade de manipular os micro-organismos vem sendo uma grande contribuição para o avanço da genética.
O mundo microscópico passava despercebido pela rotina da sociedade, até que alguém resolveu parar para observar.
HISTÓRIA DA MICROBIOLOGIA
Antony van Leeuwenhoek (1632-1723) era zelador da prefeitura e provador de vinhos da cidade de Delft, Holanda. Seu gosto por polir lentes de vidro e as montar entre finas placas de prata ou bronze corroborou para que ele pudesse entender os minúsculos organismos que via, o qual chamava de animálculos. Leeuwenhoek produziu mais de 250 microscópios, alguns dos mais eficazes eram capazes de aumentar um objeto até 300 vezes.
Com base em suas observações, Leeuwenhoek escreveu mais de 300 cartas para a Sociedade Real Inglesa contendo suas cuidadosas anotações e alguns desenhos.
A origem dos animálculos era um mistério que impulsionava extensas discussões. Acreditava-se que a vida surgia da geração espontânea e até essa tese ser testada e reprovada a microbiologia como ciência não evoluiu.
John Needham (1713-1781) era um defensor da abiogênese e um dos seus experimentos sustentou sua tese por algum tempo. Needmam cozinhou pedaços de carne para destruir os microrganismos preexistentes e os deixou em frascos abertos, ele observou colônias de microrganismos e concluiu que elas surgiram