Pesquisa Papel Social
Para Goffman, as relações sociais funcionam através do desempenho dos papéis e com o modo que cada indivíduo concebe a sua imagem e pretende mantê-la, ou seja, os indivíduos em uma sociedade representam diversos papeis sociais que devem ser incorporadas de forma fidedigna e aceitos pelos demais observadores. Quando uma pessoa não acredita no papel que está representando e não se interessa pelo que o público acredita, é visto como cínico.
Segundo Goffman quando um indivíduo desempenha um papel social, implicitamente solicita que seus observadores sustentem a impressão apresentadas a eles. Considerando essa linha de pensamento, a representação social consiste na atividade de um indivíduo que caracteriza sua presença contínua diante de um grupo particular de observadores e que tem sobre eles alguma influência, a qual para ser obtida deve-se usar o equipamento expressivo padronizado intencional ou inconscientemente durante a representação, esse conjunto de equipamento expressivo é conhecido como fachada, através dessa o público confia, admira ou repudia o papel que está sendo apresentado.
O cenário faz parte da fachada, compreende aos elementos do plano de fundo que vão constituir o desenrolar da ação humana executada, equivale ao ambiente físico e social, exemplo as representações feitas em um cenário como a escola serão diferentes das feitas em cenário como um velório. Por outro lado a fachada pessoal refere-se aos equipamentos expressivo e a identificação do autor, ou seja, podemos incluir vestuário, sexo, idade, linguagem, expressão facial, atitude, etc. A fachada pessoal