A IGREJA E A AÇÃO SOCIAL
Programa de Bacharelado em Teologia
A IGREJA E A AÇÃO SOCIAL
Um Caminho para a Transformação da Sociedade
por
ALBERTO DE MATTOS
Projeto de Pesquisa apresentado como requisito parcial da disciplina Metodologia da Pesquisa do programa de Bacharelado em Teologia da Faculdade Teológica Batista do Paraná
Professor:
Jaziel Guerreiro Martins
CURITIBA
2011
PROJETO DE PESQUISA
1. ASSUNTO
Este estudo tem como objetivo apresentar o papel da Igreja de Cristo como agente transformador da sociedade na qual está inserida, através da ação social.
1.1. Delimitação: A pesquisa será realizada com 3 Igrejas Batistas da cidade de São Paulo que desenvolvem projetos de ação social.
2. JUSTIFICATIVA
Fomos chamados não apenas para a evangelização ou o suprimento das necessidades físicas, biológicas e afetivas do indivíduo, mas para uma ação social efetiva, contribuindo com a transformação estrutural dos processos sociais e políticos da sociedade em que vivemos.
2.1. Relevância:
2.1.1. Relevância Social: Relevância para a sociedade que irá compreender o papel da Igreja não somente como quem quer converter o homem, mas como uma entidade que busca a justiça e a igualdade para todos.
2.1.2. Relevância Teológica: Relevância para as Igrejas que poderão compreender e exercer melhor o seu papel de agente transformador da sociedade.
2.2. Interesse do autor: Como filho de missionário tenho visto as mudanças que tem ocorrido na sociedade indígena através da Igreja indígena local. Por entender que faz parte da Igreja levar o evangelho todo ao homem todo, quero através desta pesquisa demonstrar que a ação social faz parte da missão da Igreja.
2.3. Viabilidade: É possível realizar a pesquisa através de entrevistas, testemunhos e histórias de vida de pessoas envolvidadas com os projetos de ação social das Igrejas pesquisas. Também através de artigos, documentários e livros.