observação e projeto
Falarei de duas escolas , com dois ambientes escolares distintos, porém que visão a educação muito além das paredes que limitam um espaço pedagogico. Mas que buscam um ambiente educativo fora da escola.
A primeira escola que foi observada chama -se Emef Sargento Antônio Alves da Silva, localizada a Rua Garcia de Orta , 36 , Capão Redondo, São Paulo - SP Essa é Uma antiga escola no Bairro conhecida por seu histórico violento ,por ser localizada em um local de baixa renda , destina seus alunos a dois caminhos: Ou a busca de uma vida melhor, ou, infelizmente ao acesso fácil para escolhas um tanto fora do normal.
Escolhi essa escola para o projeto, por acreditar que nada na vida é por acaso, e que mesmo em uma escola "aparentemente" abandonada pelas boas estruturas educacionais como também pelo descaso da própria comunidade que já não acredita em mudanças é um ambiente aonde existem pessoas que acreditam em um futuro melhor.
Lá conheci o Senhor Nelson, um antigo treinador de um time de futebol, que leva além das paredes escolares, a vontade de ver jovens felizes, empenhando o dom que a vida lhes concedeu, o de jogar bola.
Em meu ponto de vista, o esporte tem como papel fundamental levar além da escola, um abiente educativo, seja no âmbito pessoal e até social;
Esse trabalho do Senhor Nelson é pouco reconhecido. Faltam verbas e investimentos.
Mas une a comunidade e a escola em um projeto educativo que almeija transformar vidas em histórias. Histórias em sonhos, e sonhos em realidade.
Talves os meninos do Senhor Nelson, como ele assim carinhosamente os chama,não se tornarão grandes jogadores, famosos por suas habilidades no futebol...
Mas esses meninos, podem com clareza observarem e aceitarem o ambiente escolar como um ambiente educativo.
Uma mudança que ocorre de dentro (da escola) pra fora, (para as ruas) e para suas vidas.
A segunda escola chama -se Escola Municipal de Ensino Fundamental Tajal - EMEF - Rua Tajal/