Observação e projeto
Aluno(s): Francisca Ayla de Moura Souza RA 1105240
TEMA: INCENTIVO À PRÁTICA DA LEITURA, COMO MOTIVAR ALUNOS?
MANAUS
2012
1 INTRODUÇÃO O ensino da Língua Portuguesa na Educação Básica do Brasil perpassa, entre outros aspectos pela relação intrínseca que se estabelece entre professor e aluno e, basicamente, da atuação e envolvimento do docente. A mobilização de professores para a elaboração dos projetos visando à melhora da qualidade da leitura esbarra, num primeiro momento, na inexperiência e despreparo desses profissionais, pois os docentes não são devidamente habilitados para exercer a função de gestores de projetos, mesmo os mais experientes, e os mais novos não demonstraram essa qualificação na sua formação acadêmica. Assim, este trabalho visa mobilizar um número expressivo de docentes na elaboração de soluções para incentivo à leitura e melhoria na produção textual dos alunos do Ensino Fundamental e Médio.
2 OBJETIVOS
Objetiva–se apresentar ações que efetivamente mobilizaram os discentes à prática da leitura, da leitura, tendo em vista o quadro social da comunidade que envolve alunos das classes sociais menos favorecidas, conscientizando–os da importância do conhecimento da Língua Portuguesa e propiciando situações ligadas ao cotidiano dos mesmos que envolvam o domínio da língua materna e a habilidade necessária para a prática da produção textual. Disponibilizar materiais de diferentes gêneros textuais que estão presentes nas situações do cotidiano do aluno; Desenvolver e aprimorar a prática da leitura e a produção de textos; Capacitar os alunos a uma leitura crítica, promovendo situações de reflexão; Despertar o gosto por outros gêneros literários, como os textos em verso.
3 JUSTIFICATIVA Conscientes de que o sistema educacional brasileiro necessita urgentemente de ações concretas que visem a minimizar os problemas de leitura e escrita que