Roteiro para as Novas Mídias - Capítulo 1
Mas, por ser um novo paradigma no campo da comunicação, levanta-se diversas questões sobre o seu valor expressivo, alcance, desafios, contextos de uso e efetividade. Porém, a incorporação desses meios no cotidiano está cada vez mais sedimentada, tanto a ponto de gerar novas concepções de realidade humana, como o termo Homo media, que concebe o homem inserido entre os meios de comunicação e que interage e interfere nestes e por eles é influenciado.
Entendendo comunicação como o estabelecimento de trocas de informações entre indivíduos, o surgimento do hipertexto e da multimídia trouxeram novas possibilidades de interação com o conteúdo, dando mais liberdade ao leitor ao navegar através deste de forma não-linear. E com a hipermídia não é diferente, porém ela promove um acesso mais holístico aos diferentes tipos de mídia, facilitando o acesso à diversos tipos de informação de forma mais rápida, completa e personalizada.
E exatamente por ser um meio de comunicação com um maior nível de interatividade, maior volume e acesso simultâneo as informações apresentadas do que os outros meios tradicionais, a sua concepção torna-se mais complexa. Para tanto, deve-se entender bem com o que e como acontece a interação e através de quais mecanismos. Sem deixar de lado, claro, o usuário nesse processo de comunicação: como será seu comportamento a esse conteúdo não-linear e como ele será