producão
UN i DA d e
U n Id aDE 6
UMA VISÃO GERAL SOBRE A PRODUÇÃO
As técnicas como instrumento
Caro aluno, nas unidades anteriores do nosso livro, apresentamos uma visão geral do mundo das tecnologias hoje empregadas nos processos de comunicação de massa. A evolução das sociedades exigiu que as trocas entre as pessoas não apenas se libertassem das limitações físicas e geográficas, como também ganhassem permanência no tempo.
Por esse motivo, a comunicação oral, a mais básica e simples, hoje é amplamente complementada por todos os processos midiáticos.
Antes das crescentes transformações históricas a partir do final da
Idade Média, as trocas humanas diretas, via comunicação interpessoal, bastavam para o modo de vida e cultura daquela época. Com o fim do feudalismo, a ascensão do capitalismo e o início da Revolução Industrial, as formas de organização social passam a ter a dimensão das grandes concentrações urbanas. Para esse novo tipo de sociedade, um outro arranjo comunicativo é necessário.
A comunicação de massa é a resposta para as novas necessidades de trocas simbólicas em escala e velocidade antes inimagináveis. A informação agora é cada vez mais necessária; ela passa a ser produzida de forma industrial e, nesse sentido, se transforma em produto. Com o aparecimento de tecnologias que permitem uma maior cobertura e perenidade das mensagens nas sociedades urbanas e industriais, vão se desenvolver os processos massificados de troca de informação. Daí surgem as Mídias Impressa e Eletrônica, bem como, nos últimos anos, a
Mídia Digital.
As técnicas empregadas em cada um desses meios de comunicação são instrumentos de grande importância para que os mais diversos agentes sociais (desde o cidadão comum às grandes empresas e o Estado)
72 Laboratório de Comunicação
possam se comunicar na sociedade contemporânea. Elas são cruciais na produção de mensagens massivas. É justamente nesse campo que, todos nós, estamos ou vamos estar