Pesquisa operacional
CAMPUS SÃO SUL
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECANICA
Pesquisa Operacional
Professor
PESQUISA OPERACIONAL
abril 2013
Introdução
Pesquisa operacional é um método cientifico de tomada de decisões, consiste na descrição de um sistema baseado num sistema.
A Pesquisa Operacional surgiu durante a segunda guerra mundial, para resolver os problemas de estratégia e tática.
A Pesquisa Operacional divide-se em seis fases.
Formulação do problema;
Construção do modelo do sistema;
Calculo da solução através do modelo;
Teste do modelo e da solução;
Estabelecimentos de controle da solução;
Implantação e acompanhamento;
Formulação do problema
Nesta fase, o administrador do sistema e o responsável pelo estudo em pesquisa operacional deverão discutir no sentido de colocar o problema de maneira clara e coerente, definindo os objetivos a alcançar e quais os caminhos possíveis alternativos para que isso ocorra.
Construção do modelo do sistema
Os modelos que interessam em pesquisa operacional são os modelos matemáticos, isto é, modelos formados por um conjunto de equações e inequações.
Variáveis controladas ou de decisão
São variáveis cujo valor está sob controle do administrador. Decidir, neste caso, é atribuir um particular valor a cada uma destas variáveis. Numa programação de produção por exemplo, a variável de decisão é a quantidade a ser produzido num período, o que compete o administrador controlar.
Variáveis não controladas
São as variáveis cujo os valores são arbitrados por sistemas fora do controle do administrador. Custo de produção, demanda de produtos, preço de mercado são variáveis controladas. Um bom modelo é aquele que tem desempenho suficientemente próximo do desempenho da realidade e é de fácil