pesquisa operacional
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PESQUISA OPERACIONAL
PESQUISA OPERACIONAL
INTRODUÇÃO A pesquisa operacional (PO) é considerada como uma ciência aplicada cujo objetivo é a melhoria da performance em organizações e trabalha através da formulação de modelos matemáticos a serem resolvidos com o auxílio de computadores. Um estudo típico de PO agrega em sua teoria quatro ciências fundamentais para o processo de análise e preparação de uma decisão: a economia, a matemática a estatística e a informática. Os principais aspetos da PO são:
- Possui um amplo espectro de utilização, no governo e suas agências, indústrias e empresas comerciais e de seviço;
- É aplicada a problemas associados à condução e a coordenação de operações ou atividades numa organização;
- Adota um enfoque sistêmico para os problemas;
- Busca a solução “ótima” para o problema;
- Usa uma metodologia de trabalho em equipe ( engenharia, computação, economia, estatística, administração, matemática, ciências comportamentais).
FASES DA RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA PELA PESQUISA OPERACIONAL
(A) Formulação do Problema (Identificação do Sistema) Os problemas surgem de uma forma bastante vaga e imprecisa. Este fato exige do analista de PO uma grande capacidade de assimilar e sistematizar as situações reais.
As seguintes informações básicas se tornam necessárias: - Quem tomará as decisões? - Quais são os objetivos? - Que aspectos estão sujeitos ao controle de quem decide e quais as limitações a que estão sujeitas essas variáveis? - Quais os aspectos que estão envolvidos no processo e que fogem ao controle de quem decide? - Uma vez formulado o problema, a etapa seguinte é a construção do modelo. (B) Construção do