pesquisa operacional
Benefícios da atividade podem ser medidos não só pela economia de energia elétrica e da bauxita, mas também pelo aspecto social, a geração de renda que esta atividade promove e o número de famílias atendidas por projetos sociais ligados à reciclagem.
A reciclagem do Alumínio economiza 95% da energia elétrica que seria utilizada na produção do alumínio primário. Só em 2004 o volume de alumínio reciclado no Brasil foi de 270 mil toneladas e economizou cerca de 3.900 Gwh/ano, energia suficiente para atender a demanda anual do setor industrial da cidade de São Paulo. No aspecto ambiental a reciclagem de alumínio evitou a mineração de mais de um milhão de toneladas de bauxita e diminuiu o volume de lixo gerado, poupando espaço nos aterros sanitários. A reciclagem do alumínio também estimula a consciência ecológica, incentivando a reciclagem de outros materiais. Em 2004, mais de 16 mil escolas, creches e instituições cadastradas em programas de reciclagem de alumínio trocaram latas usadas por mais de 14 mil itens, entre equipamentos eletrônicos, mobiliário, kits escolares e cestas básicas (dados Associação Brasileira de Alumínio – ABAL).
2) Faça um esboço (desenho/esquema) da cadeia reversa de latas de alumínio.
3) Em relação à logística reversa exigida na PNRS para os resíduos de equipamentos eletroeletrônicos:
a. Descreva os obstáculos e as facilidades que poderão ser encontrados no processo de logística reversa destes resíduos.
Entre as vantagens e facilidades do processo pode-se dizer que: Diminui a quantidade de resíduos encaminhados para aterros;
Estimula o uso eficiente dos recursos naturais; Reduz as obrigações físicas e financeiras dos municípios para com a gestão de determinados resíduos; Desenvolve os processos de reutilização, reciclagem e recuperação de