custos
Utilizando-se de um demonstrativo contábil publicado, o desafio consiste na aplicação das técnicas de análise financeiro-econômica para a elaboração de um parecer sobre a saúde patrimonial da empresa analisada.
Objetivo do Desafio:
Produção de um parecer sobre a saúde patrimonial de uma empresa
INTRODUÇÃO:
Etapa 01
A contabilidade é um grande controle gerencial da empresa, uma vez que todos os fatos econômicos ocorridos no seu dia a dia são registrados na contabilidade. Ela oferece subsídios para o setor de cobrança, por exemplo, com a conta de Cliente ou Duplicata a receber; informações de contas a pagar, com a conta de Fornecedores; além de fornecer índices para ajudar na tomada de decisão, com número de dias de giro dos estoques, medida da capacidade de pagamento, grau de endividamento, dentre outros, além, é claro de mostrar mês a mês o lucro obtido pela empresa.
Para usuários externos, ela mostra o quanto de crédito pode ser ofertado á companhia, ou qual seu valor patrimonial, o publico interessado em informações pode cruzar dados, calcular índices e projetar o futuro da empresa, minimizando os riscos de investir ou oferecer crédito a ela.
Analise Vertical, também denominada análise da estrutura, facilita a avaliação da estrutura das demonstrações financeiras(balanço Patrimonial e DRE) e a representatividade de cada conta em relação ao total do Ativo e Passivo, bem como a participação de cada conta do Demonstrativo de resultado na formação do lucro ou prejuízo do período analisado.
O cálculo do percentual da participação relativa das contas ou grupo de contas do Ativo ou do Passivo obtém-se dividindo o valor de cada conta ou grupo pelo valor total do Ativo ou do Passivo.
A análise horizontal consiste na comparação entre os valores de uma mesma conta ou grupo de contas, em diferentes períodos.
Finalidade
A finalidade da análise horizontal é elucidar as variações de cada conta ou grupo de conta dos balanços e