Pesquisa operacional
Resumo
A competitividade acirrada faz com que as organizações trabalhem com o mínimo de risco possível evitando desperdício de dinheiro e tempo, e para alcançar tal objetivo utilizam-se diversas técnicas e ferramentas que mais correspondam à realidade da organização, fornecendo assim dados mais concisos. Este seminário tem como objetivo apresentar ao leitor, de forma clara e objetiva, os princípios da programação linear e sua importância no processo de decisão dentro dos diversos setores da Administração.
Palavras-Chave: Pesquisa Operacional; Programação Linear, Otimização de Resultado.
Introdução
A alta concorrência e a exigência dos consumidores crescem diariamente e para se manter no mercado com um nível de competitividade que permita a longevidade da organização é preciso que as decisões tomadas atendam as necessidades e resolva os problemas da forma mais rápida, simples e barata. A pesquisa operacional é considerada uma ciência, e a mesma tem a função de facilitar o processo de decisão oferecendo, ao responsável por tal, um leque de variáveis possíveis.
Como supracitado, a pesquisa operacional tem por finalidade resolver os problemas da organização oferecendo a solução mais apropriada, também chamada de “ótima” e para isso a mesma se utiliza de diversas técnicas que se adequam aos diversos ramos de atividades organizacionais, sendo uma delas a programação linear. Segundo Almeida (2008) programação linear trata-se de uma área da pesquisa operacional com da pesquisa operacional com ampla utilização no processo de tomada de decisão para que se possa alcançar um resultado ótimo para a resolução dos problemas encontrados.
O modelo de programação linear é utilizado para auxiliar na resolução de problemas que envolvam alocações de recursos escassos, para atingir determinado objetivo. Esse problema pode ser resumido em: maximizar ou minimizar alguma variável dependente, que é função linear