pesquisa operacional
PESQUISA OPERACIONAL
Barueri – SP
2014
ROSANA RODRIGUES
PESQUISA OPERACIONAL
Trabalho de avaliaçãoda matéria Pesquisa Operacional apresentado em forma de pesquisapara conclusão do curso de bacharel em Administração de Empresas do Grupo educacional UNIESP-Faculdade Alfacastelo.
Orientador: Prof. Rogério Eriks da Silva.
Barueri - SP
2014
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Pesquisa Operacional é um método científico de tomada de decisões. Em linhas gerais, consiste na descrição de um sistema organizado com o auxílio de um modelo, e através da experimentação com o modelo, na descoberta da melhor maneira de operar o sistema.
A pesquisa operacional como a conhecemos surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, resultado de estudos realizados por equipes interdisciplinares de cientistas contratados para resolver problemas militares de ordem estratégica e tática. Um estudo de Pesquisa Operacional consiste, basicamente, em construir um modelo de um sistema real existente como meio de analisar e compreender o comportamento dessa situação, com o objetivo de levá-lo a apresentar o desempenho que se deseja.
A complexidade de um sistema real resulta do fato de que seu comportamento é influenciado por um número muito grande de elementos variáveis.
Esta é a razão que leva à principal dificuldade em recomendar ações específicas de acompanhamento para cada variável.
No entanto, mesmo numa situação real, que envolva um número muito grande de variáveis, tem seu comportamento fundamentalmente influenciado por uma quantidade reduzida de variáveis principais. Dessa forma, a simplificação do sistema real em termos de um modelo passa primeiramente pela identificação dessas variáveis principais.
A Pesquisa Operacional é um recurso indispensável, uma vez que se resenta como uma ferramenta para a tomada racional de decisões gerenciais, substituindo as decisões empíricas geralmente utilizadas.
A Pesquisa Operacional (PO)