Pesquisa operacional
Programação Multiobjetivo para o Escalonamento da Produção.
2. INTRODUÇÃO:
As mudanças no papel do estado nos últimos anos caracterizam-se pela preocupação em integrar economicamente as empresas brasileiras no mercado internacional. Na prática isso se traduz em um nível superior de desempenho exigido das organizações, em termos de custo, confiabilidade, qualidade e flexibilidade. Quando as organizações percebem uma exigência por níveis de desempenho superiores, são necessariamente obrigadas a mudar, neste caso significa definir de forma clara em que bases competir e então voltar-se para a cadeia de operações que constituem o negócio, e retirar dali sustentação aos objetivos estratégicos.
Um sistema de gestão de operações é um conjunto de atividades, suportadas ou não por tecnologias de informação, com um escopo, objetivos e políticas bem definidas, relativos as operações que uma organização executa para produzir bens ou serviços. As funções de gerência de operações ocorrem em uma forma hierárquica cobrindo desde uma visão mais agregada, o nível de negócio, até postos de trabalho.
No nível do posto de trabalho encontramos a atividade de escalonamento da produção que é o objeto desta pesquisa. Pretende-se neste trabalho o entendimento do papel do escalonamento da produção e suas interrelações com os diversos planejamentos de uma empresa como base para desenvolvimento de uma abordagem de solução do problema de escalonamento que vise a redução dos custos de produção e o aumento de lucratividade. Trata-se de dar às operações um papel estratégico. Uma operação efetiva não é necessariamente a que leva a máxima eficiência, mas aquela que é mais adequada às necessidades do negócio. Assim, maiormente os problemas reais associados ao planejamento e controle da produção são por natureza multiobjetivos, ou seja, raramente uma decisão é tomada baseando-se em um único critério. Por tal motivo, existe um grande interesse no desenvolvimento de ferramentas que