Briefing praça da liberdade
Cliente: Governo do Estado de Minas Gerais.
Solicitação do Cliente: Restauração e recuperação da Praça da Liberdade da cidade de Belo Horizonte. Esta solicitação foi feita devido à danificação da Praça causada pela Feira de Artesanato.
Histórico: A Praça foi construída na época da inauguração de Belo Horizonte, em 1897, com o objetivo de abrigar o centro do poder mineiro. E ao longo dos anos a Praça foi sofrendo diversas modificações de estilos arquitetônicos diferentes.
Descrição do Local: Possui uma área de 35.000m². Com terreno plano e sem desníveis. Foi construída na cota mais alta do perímetro urbano. O prolongamento da Av. João Pinheiro divide a Praça em dois canteiros.
Traçado: O traçado original da Praça é do estilo de jardim inglês mais romântico e com vegetação mais baixa. Em 1920 a Praça é reformada e o traçado do jardim deixa de ser inglês para o estilo japonês.
Localização: Está situada na região Central da cidade de Belo Horizonte, no Bairro Funcionários (região da Savassi). Localizada entre as Avenidas: Cristóvão Colombo, João Pinheiro, Brasil, Bias Fortes e a Rua Gonçalves Dias.
Entorno da Praça: Encontra-se de fronte ao Palácio da Liberdade e circundada pelos antigos prédios das Secretarias de Estado, o edifício Niemeyer, o Palácio Cristo Rei, o Solar Narbona, a Biblioteca Pública Estadual Professor Luís Bessa, a sede do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), a reitoria da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG), o edifício Mape, o Palácio dos Despachos e o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães (Rainha da Sucata).
Usuários: Espaço de lazer e atrativo turístico, que proporciona a convivência e o encontro entre uma diversidade de pessoas. O local é destinado à lazer, atividades físicas e atividades culturais (exposições, decoração de Natal e eventos diversos) para a sociedade em geral.
Objetivos: Restaurar e recuperar a Praça da Liberdade com o estilo de jardim francês e manter