Revisão sobre as relações entre propaganda e mercado
Qual é a diferença entre publicidade e propaganda?
Propaganda: Remete a ideias, ideologia, persuasão.
Publicidade- Conjunto de atividades/ mensagens que são transmitidas a um público alvo utilizando os meios de comunicação de massa, pago por anunciantes. Possui fim lucrativo. Na prática, as duas realmente se confundem.
Afinal, como vou vender um produto ou serviço sem apelar para o sentimento de alguém, sem usar uma ideia ou influenciar alguém?
PUBLICIDADE E PROPAGANDA
Conceitos e Definições:
Embora usados como sinônimos, os vocábulos publicidade e propaganda não significam rigorosamente a mesma coisa.
Publicidade deriva de público (do latim publicus) e designa a qualidade do que é público. Significa o ato de vulgarizar, tornar público um fato, uma idéia.
Propaganda é definida como a propagação de princípios e teorias. Foi introduzida pelo Papa Clemente VII, em 1597, quando fundou a Congregação de Propaganda, com o fito de propagar a fé católica pelo mundo. Deriva do latim propagare, que significa reproduzir por meio de mergulhia, ou seja, enterrar o rebento de uma planta no solo. Propagare, por sua vez, deriva de pangere, que quer dizer: enterrar, mergulhar, plantar. Seria então a propagação de doutrinas religiosas ou princípios políticos de algum partido.
Vemos, pois, que a palavra publicidade significa genericamente divulgar, tornar público, e propaganda compreende a idéia de implantar, de incutir uma ideia, uma crença na mente alheia.
Outros conceitos
"Propagare" (latim) - multiplicar, por produção ou geração, estender, propagar. Comunicação persuasiva
O conjunto de meios destinados a informar o público e a convencê-lo a comprar um produto ou serviço. (Robert Leduc)
Conjunto de atividades que visam influenciar o homem com objetivo religioso, mas sem finalidade comercial. (Mário Erbolato)
Harold D. Lasswell não entende propaganda como uma simples difusão de idéias e doutrinas.