Pesquisa operacional
O dia-a-dia do Administrador está repleto de problemas que necessitam de decisões de otimização, tais como maximizar lucro e minimizar o custo, não é mesmo? Então, nestas aplicações o uso da
Pesquisa Operacional se destaca na construção de soluções melhores possíveis – as chamadas Soluções Ótimas.
A Pesquisa Operacional, ou somente PO, nasceu na Inglaterra no esforço de guerra, da tentativa de alocar eficientemente os recursos escassos, como nos conta Colin (2007). Tais problemas de operações militares durante a guerra tinham semelhanças suficientes com os encontrados nas empresas no pós-guerra para animar seus administradores a investir neste conhecimento. E foi principalmente pelo impacto financeiro positivo obtido com sua utilização, que a PO alcançou maior aceitação em decisões gerenciais.
PESQUISA OPERACIONAL: NA TOMADA DE DECISÕES ADMINISTRATIVA
A pesquisa operacional surgiu durante a guerra e por muito tempo foi utilizada em operações militares, logo após estendeu-se para diversas outras áreas, em especial nas administrativas onde muito tem contribuído, através de seu teor científico e os métodos matemáticos aplicados, onde busca auxilia na tomada de decisão e na solução de problemas. No entanto muitas empresas não utilizam dos métodos da pesquisa operacional, sendo administradas de forma empírica. Desde forma o presente trabalho buscou mostrar como a pesquisa operacional pode contribuir para a busca da otimização das operações que ocorrem dentro de uma empresa.
1. DESENVOLVIMENTO
O termo Pesquisa Operacional (PO) surgiu durante a segunda guerra mundial por