Pesquisa Operacional PO
A Pesquisa Operacional (PO) engloba a área de estudos que utiliza computadores, estatística e matemática para resolver problemas de negócios, a Management Scienes (MS).
A MS-PO pode ser utilizada para ajudar na solução de algumas situações onde são encontrados problemas em:
- Otimização de recursos;
- Localização;
- Roteirização;
- Carteiras de investimento;
- Alocação de pessoas;
- Previsão e planejamento;
- Alocação de verbas de mídia.
Converter dados que isoladamente não significam nada, em informações gerenciais, como por exemplo, quantidade de determinado produto vendido em um mês comparado à quantidade vendida no mesmo mês há um ano atrás, criando um banco de dados para a empresa.
Com essas informações, a empresa possui um apoio em sua tomada de decisões, dados formais que dão suporte à decisão tomada.
Criar sistemas simplificados para usuários leigos, não técnicos, com hipóteses lógicas representando uma situação real de tomada de decisão, um sistema que vai informar quais os resultados poderão ser obtidos, caso determinada decisão seja tomada, tanto negativos quanto positivos.
Em planilhas eletrônicas são desenvolvido modelos computacionais através do processo de modelagem.
Diante da facilidade ao acesso de dados, informações, de ferramentas cada vez mais eficientes como os microcomputadores, os gerentes podem tomar suas decisões com mais segurança e não só se baseando em suas intuições, contudo, o ideal é que a tomada de decisões seja feita utilizando tanto o conhecimento tácito (experiências pessoais e feeling) quanto o explícito (dados e informações). Quando uma situação não está de acordo com o esperado, tem-se um problema, sendo necessária a identificação de oportunidades para resolver esse problema, as chances de soluciona-lo e então tomar uma decisão identificando a ação mais adequada a ser aplicada para a situação. Alguns fatores podem influenciar essa decisão:
Tempo disponível (instantânea, planejada,