Pesquisa operaciona
Emerson Andrada Leite
UNIDADE I – CONCEITOS DE DECISÃO
1.1 – Conceito de Pesquisa Operacional
1.2 – A Pesquisa Operacional e a análise de decisão 1.3 – Introdução ao Conceito de Decisão
1.4 – Principais características do processo de tomada de decisão
1.5 - Classificação das decisões
1.6 – A qualidade da decisão
1.7 – Obstáculos a uma decisão de qualidade
1.8 – A natureza da Pesquisa Operacional
1.9 – Fases de um estudo de Pesquisa
Operacional
1.1 – CONCEITO DE PESQUISA
OPERACIONAL
Pesquisa Operacional é um método científico de apoio à tomada de decisões.
Em linhas gerais, consiste na descrição de um sistema organizado que, com o auxílio de um modelo e através da experimentação com este modelo, procura prover as organizações de elementos quantitativos para identificar a melhor maneira de operar o sistema.
1.1 – CONCEITO DE PESQUISA
OPERACIONAL
A Pesquisa Operacional como a conhecemos surgiu durante a Segunda Guerra Mundial, resultado de estudos realizados por equipes interdisciplinares de cientistas contratados para resolver problemas militares de ordem estratégica e tática.
1.2 – A PESQUISA OPERACIONAL E A TOMADA
DE DECISÃO
A PO tem como objetivo a aplicação de métodos científicos e matemáticos, estatísticos para resolução de problemas reais, auxiliando no processo de tomada de decisão, como projetar ou planejar situações e operações e na solução de problemas. Método Científico em P.O. refere-se á análise quantitativa numérica.
1.2 – A PESQUISA OPERACIONAL E A TOMADA
DE DECISÃO
De acordo com Andrade (2002), a pesquisa operacional com um enfoque mais clássico, é definida como a arte de aplicar técnicas de modelagem a problemas de decisão, por meio de métodos matemáticos e estatísticos buscando encontrar a solução ótima de maneira sistêmica.
Já dentro de um enfoque atual a PO leva considerações a interações com o ambiente interno e externo para a formulação da modelagem de