pesquisa experimental
PESQUISA EXPERIMENTAL
BELÉM-PA
2013
Introdução
As primeiras investigações foram realizadas na primeira metade do século XIX, por (GUSTAV FERCHNER), este foi o primeiro cientista a preocupar-se com a aplicação dos métodos exatos. O método experimental foi então adaptado pelos behavioristas, assumindo este método então um papel privilegiado para o conhecimento do comportamento humano e animal.
Este método é caracterizado por uma aplicação limitada e redutora a certas áreas da investigação, tais como fisiologia, aprendizagem, memória, percepção e psicologia social. Para a realização de uma atividade experimental, o experimentador deve de ter atenção alguns aspectos, bem como a elaboração de um plano, que o guiará durante toda a atividade experimental. Para tal a atividade experimental esta dividia em diversas etapas: hipótese prévia, experimentação, e generalização dos resultados.
Pesquisa Experimental
Tem como finalidade de testar hipóteses que dizem respeito à convicção do pesquisador. Ela envolve grupos de controle, seleção aleatória e manipulação de variáveis independentes. Buscam-se generalizações por meio de técnicas de coleta de amostragem realizadas durante a experiência.
A pesquisa experimental é considerada o melhor exemplo de pesquisa científica, pois há um alto nível de controle da situação, podem-se isolar todas as estruturas de qualquer interferência do meio exterior, gerando maior confiabilidade em seus resultados. Mesmo assim ela é flexível, podendo dar inúmeras respostas diferentes a problemas diferentes com um único experimento. A sua característica principal é o fato da variável independente ser manipulada pelo pesquisador, assim equívocos e ambiguidades praticamente desaparecem.
Para KERLINGER (1979), o fato de as variáveis ou grupos poderem ser analisados em ambientes programados é considerado, a um só tempo positiva e negativa.