pesquisa etnográfica sobre a igreja assembleia de deus
Centro de Ciências da Saúde
Graduação em Psicologia
Prática Integrativa IV
FUNCIONAMENTO INSTITUCIONAL
Bruna Ponte / Icaro Moreira
Prof. Orientador: Luciana Maia
Resumo
O relatório busca explanar sobre a religião evangélica, mais especificamente a igreja “assembleia de Deus”, como é o funcionamento da igreja como instituição, como ela influencia na vida de um sujeito e como esse sujeito adentra ao contexto eclesiástico, apropriando-se dos ensinamentos e doutrinas da igreja. Com método etnográfico, buscou-se relacionar os aspectos encontrados na igreja com teorias que tratassem da religião e seus perpasses âmbito social. Diante dos resultados, percebeu-se que a religião é bastante influente na vida de uma pessoa a ponto de influenciar, fortemente, a formação de sua identidade.
Palavras-chave: igreja, instituição, identidade.
Introdução
O presente trabalho se proporá a partir das visitas feitas a instituição religiosa, Assembleia de Deus, saber como a religião influi na vida cotidiana de uma pessoa e como alguém se torna um adepto a religião cristã evangélica na igreja.
De acordo com Levy (2001), as organizações são unidades socializadoras, orientada para a produção coletiva de bens, ideias e serviços, ou seja, conjunto de pessoas e grupos, conhecimentos, técnicas e experiências com a finalidade de atingir a um objetivo específico. As organizações tem necessariamente um fim, tanto na questão temporal como na questão de uma finalidade. Já as instituições são transcendentais, pois estão no campo dos valores, portanto, permanecem com o passar do tempo. São conjuntos de regras e valores que regulam os indivíduos para o convívio social. O grupo é uma manifestação do primeiro nível institucional, sendo caracterizado pela implicação de normas que são seguidas por seus integrantes. (GUIRADO, 1987).
A instituição religiosa, Assembleia de Deus, foi Fundada em 1970, “Assembleia de Deus - Cidade dos Funcionários“ e