Trabalho sobre a missa etnografica
Objeto de estudo: A missa como um ritual Católico
Tema: Rituais da missa
Problemática: O que representa cada ritual exposto durante a missa?
Justificativa: Para demonstrar o significado da missa católica na perspectiva antropológica. Objetivos: Neste trabalho pretendemos, destacar os rituais da missa católica,e quais são objetivos de cada um deles.
Referencial Teórico:
Etnografia da prática escolar, 13º edição;Marli Eliza D.A de Andre; IGMR - Introdução Geral ao Missal Romano (Ed. Paulus)
RS - Instrução Redemptionis Sacramentum – Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos (Ed. Paulinas)
Celebrar a Vida Cristã – Frei Alberto Beckhauser, OFM (Ed. Vozes)
A Liturgia da Missa - Frei Alberto Beckhauser, OFM (Ed. Vozes)
Introdução: História da missa.
Durante os primeiros séculos, a celebração da Missa era bastante simples e evitava tudo o que pudesse desviar a atenção do mistério central. A partir do segundo milénio, no entanto, começaram a surgir algumas alterações. Introduziram-se os sacrários, que passaram a ganhar tanta ou mais importância do que a mesa do sacrifício - o altar. O pão e o vinho tornaram-se os elementos centrais de toda a celebração e a leitura da Palavra passou para um plano secundário.
Anos mais tarde, a Igreja decidiu que a Missa deveria ter um ritual uniformizado e passou a ser celebrada em latim. Para além disso, o sacerdote passou a estar virado de costas para a assembleia, pois o altar encontrava-se encostado à parede. Os fiéis participavam muito pouco na celebração e geralmente limitavam-se a esperar pelo momento da comunhão (quando esta era possível) ou pela Adoração do Santíssimo Sacramento, não participando na liturgia da palavra.
O próprio ritual da celebração também se foi complicando e no período barroco chegou a tornar-se quase como que um espectáculo. Grandes ornamentos nas igrejas, o uso excessivo de incenso e coros e organistas que davam autênticos concertos