Observação e análise do grupo de liturgia da religião católica
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS – CCS
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS VII
PROFESSOR: MS. THÁBATA BRANCO
OBSERVAÇÃO E ANÁLISE DO GRUPO DE LITURGIA DA RELIGIÃO CATÓLICA
MARIA CRISTIANA OLIVEIRA
FÁBIA ROCHA
THAÍS MOTA
Fortaleza – Ceará
Dezembro / 2012
JUSTIFICATIVA
A importância do desenvolvimento deste estudo justifica-se pela relevância em ser propiciado um aprofundamento do tema central do semestre, relativo à dinâmica das relações internas e externas de uma organização assim definida, Grupo de Liturgia da Igreja Católica, através da experiência de observação e vivência, por intermédio a qual possibilitará uma discussão a partir da prática desenvolvida.
OBJETIVOS GERAIS E ESPECÍFICOS
O trabalho tem como objetivo geral compreender e viabilizar o aprofundamento das questões relacionadas ao desenvolvimento do trabalho realizado dentro do Grupo de Liturgia da Igreja Católica. Portanto, foram trabalhados o relativismo e a observação das relações interpessoais no contexto. Já como objetivos específicos definiram-se a observação local de forma participativa, a investigação de que modo cultural relações são estabelecidas dentro do grupo e por fim verificar atentamente o ponto de vista do fenômeno observado, mediante a isso mostrar a nossa percepção das questões assim surgida e uma possível intervenção.
METODOLOGIA DE TRABALHO
O presente trabalho foi elaborado tomado como base o método de observação / análise e através de pesquisas bibliográficas que apresentam abordagens relevantes em seu contexto, fundamentando assim o trabalho. Foram realizadas observações de campo, dessa forma realizando um primeiro contato com o Grupo de Liturgia da Igreja Católica.
É especialmente útil o uso da experiência etnográfica quando se procura identificar e obter evidências a respeito daquilo investigado quando os indivíduos não possuem consciência de elementos que, de alguma forma orientam