DUAS VISÕES UMA VERTENTE: ciência e religião definindo a esquizofrenia.
Resumo
Duas visões uma vertente: ciência e religião definindo a esquizofrenia.
GUIMARÃES, Aline Pinheiro Macedo¹; DUTRA, Carla Andressa Ramalho²; ROSÁRIO, Josias Santos do³; SANTOS, Lívia Maria Monteiro4; TOMAZ, Robson José Leão Jr5. Duas visões uma vertente: ciência e religião definindo a esquizofrenia. Faculdade Seama. Nov. 2011. p. 1 – 12.
O objetivo do trabalho foi compreender a visão religiosa das igrejas evangélicas, Adventista da Promessa e Igreja Assembleia de Deus (a pioneira), sobre o transtorno esquizofrênico que é relacionado, popularmente, ao sobrenatural, opressão/possessão demoníaca. Foi um estudo etnográfico realizado por meio de entrevistas, visitas aos cultos, e revisão bibliográfica para compreender a crença religiosa sobre o transtorno da esquizofrenia e relacionar a sintomatologia religiosa à sintomatologia científica. Nas entrevistas foi possível perceber que a crença dos fiéis e pastores sobre a esquizofrenia tem haver, ora com o sobrenatural, ora com transtorno psicológico e que muitas intervenções religiosas são pedidas pelos familiares do indivíduo. Nas visitas aos cultos não foi possível observar manifestações de opressão espiritual, porém houve relatos de casos de opressão e/ou possessão/esquizofrenia nos recintos, os quais foram tratados com atendimentos religiosos e orientação dos pastores para que se procure um médico ou psicólogo/psiquiatra.
Palavras-chave: Esquizofrenia, Possessão demoníaca. Religião. Ciência.
Introdução
A temática apresentada neste trabalho é complexa e gera discussões em dois grandes campos que ainda não entraram em consenso: a ciência e a religião. Pois traz consigo uma indagação ao mesmo tempo que antiga, atual; afinal, há ou não influências espirituais em transtornos mentais? Haja vista que, no decorrer da história há relatos de pessoas com manifestações, que para a ciência é um mal físico, mas para alguns