Pesquisa em Comunica
A Unidade de Polícia Pacificadora - chamada UPP - é um programa de Segurança Pública realizado pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro desde dezembro de 2008, que engloba parceria entre os governos municipal, estadual e federal e diferentes atores da sociedade civil organizada. Seu objetivo é retomar permanentemente comunidades que são dominadas pelo crime e pelo tráfico, além de proporcionar uma proximidade entre o Estado e a população.
O principal papel da UPP além do combate ao tráfico, é potencializar o oferecimento de serviços públicos aos moradores das comuniades, oferecendo também mais infraestrutura, projetos sociais, esportivos e culturais, além de investimentos privados e mais oportnidades. Sendo assim, a pacificação tem um papel funamental no desenvolvimento social e econômico ds comunidades a que
Apesar de a proposta da UPP ser dita como as melhores, algumas notícias põem esse conceito em dúvida. Por exemplo, o escândalo em 2011 quando um sargento e dois soldados foram presos em um carro com a quantia de 13,4 mil reais de origem duvidosa. Foi constatado através de interceptações telefônicas autorizadas pela polícia que os mesmos recebiam esse dinheiro como uma “mesada” paga pelos traficantes locais dos morros do Fallet/Fogueteiro para que os policiais ficassem em suas bases, sem atrapalhar a venda de drogas, o movimento de armas e a liberdade dos bandidos de circularem na favela.
Outro fato que espantou a todos foi uma publicação feita pelo jornal Extra em maio desse ano, declarando que com quase dois anos de UPP na Comunidade da Chatuba, o tráfico local possui cem homens trabalhando e chega a faturar um milhão de reais por mês, cerca de metade do valor faturado antes da aplicação da UPP na comunidade.
Escolher um tema de seu interesse que servirá de objeto da pesquisa bibliográfica, que pode ser um produto ou um assunto que esteja em evidência na mídia. Após escolher o tema, divida-o em 02 (dois) subtemas e selecione 05 (cinco)