Solange
Solange Cristina Moreira de Souza Ra: 8637250602
A realidade da educação no Brasil
Alfabetização e letramento Prof.ª Solange Leite
Osasco
Março / 2015
Introdução
A educação no brasil é uma questão que precisa ser muito trabalhada, pois ainda há muito no que melhorar principalmente no que se refere o fracasso escolar.
O problema está essencialmente na falta de qualidade do ensino. Com professores mal formados e uma escola despreparada para focar na dificuldade de aprendizado, No entanto os professores alfabetizadores devem acompanhar e interagir adaptando os estudos dos alunos de forma prazerosa para que haja um bom entrosamento e participação deles.
O termo fracasso escolar parece resumir toda a insatisfação e insucesso decorrente a postura dos professores e alunos vivenciadas no dia a dia na sala de aula. Pensar no fracasso escolar é pensar, principalmente na má formação dos profissionais da educação. Por diversos motivos o professor não busca uma aperfeiçoamento profissional o que não prejudica somente ele, mas sim a todos envolvidos em sala de aula. Segundo as pesquisas do censo escolar em 2013 21,5 % dos professores brasileiros que lecionavam aulas no o ensino fundamental não fizeram ensino superior, ou seja, esses profissionais da educação tinham somente o magistério que hoje em dia não e o suficiente para o bom aprendizado dos alunos. Dos profissionais em sala de aula nessa face de ensino 35,4% não são preparados para lecionar aula por não terem licenciatura na sua grade de estudo.
Existem vários fatores que influenciam o fracasso escolar dos alunos, como por exemplo desvalorização dos professores referente ao seu piso salarial em algumas redes municipais e estaduais os professores são desmotivado e conforme suas necessidades por ser também visível a falta de professores na educação publica tornando mais fácil para os professores adquirir outras escolas ou jornadas duplas para dar aula e