Simone Cristina Mantovani
Curso: Serviço Social
Trabalho de Filosofia AP_II
Sócrates: O método socrático induz o aluno a uma reflexão daquilo que lhe é imposto, fazendo-o sempre duvidar das coisas ou fatos, incentivando assim seu lado crítico e criando o seu próprio valor.
Platão: A teoria das idéias segundo Platão possuía dois elementos o mundo sensível e o mundo inteligível. Para ele o mundo sensível é o mundo das “sombras” reconhecido pelos sentidos, e o mundo inteligível é o das idéias na qual o bem é a mais importante das coisas.
Aristóteles: Segundo Aristóteles a substância ”é o que é”; possui dois elementos: Essência é a matéria de qualquer ser ou coisa, sem ela a substância não seria o que é. Acidente é aquilo que ocorre com a substância, não fazendo com que ela deixe de ser o que é.
Ele usa a matéria e forma para explicar as mudanças que ocorrem com os seres ou coisas. Matéria é o elemento físico de que uma coisa é feita, Forma é a essência comum de que cada ser ou coisa é feita.
Potência e ato ele usa esses termos para explicar as mudanças ocorridas em um ser, assim como o homem pode ser gordo ou magro ou uma semente se transformar em uma árvore, o que não muda substância dos seres.
Santo Agostinho: Criou a chamada “teoria da iluminação”, segundo ele é Deus que nos dá a sabedoria para pensarmos de forma correta.
Santo Agostinho
. Foi um importante filósofo da antiguidade e tornou-se Bispo De Hipona, ele se converteu ao cristianismo por influência de sua mãe.
Acreditava que a razão deveria andar ao lado da fé, dizia “aquilo que a verdade descobrir não pode contrariar aos livros sagrados, quer do antigo quer do novo testamento.
Segundo a teoria da iluminação criada por ele, Deus é que nos dá o saber para pensarmos de forma correta.
Esse pensamento ainda influência muito no mundo de hoje, já que o cristianismo ainda impera na vida e fé da maioria da população mundial, a fé em Deus nos dá a sabedoria para distinguirmos o certo do errado.