A import ncia da teoria de comunica o e a evolu o da pesquisa de teoria de comunica o
A teoria da comunicação é algo extremamente importante para compreender a ciência do saber comunicacional, ter conhecimento do seu “objeto” de estudo ou “trabalho”, afinal um estudante de comunicação sem teoria, somente com o senso comum está no mesmo nível de um “curioso”, sendo assim, mais propenso a erros do que acertos, vindo a cometer os mesmo erros que comentem o restante de “curiosos” das praticas comunicacionais.
Os primeiros e alguns dos mais significativos trabalhos relativos à comunicação surgiram a partir do final do século XIX e inicio do século XX, porém em 1927 foi publicado aquela que podemos considerar como “a primeira peça do dispositivo conceitual da comunicação de massa”, a obra: Propaganda Techniques in the World War, Harold Lassweel, logo surgindo a teoria hipodérmica que com um processo de propaganda(no sentido mais amplo da palavra) visa levar a massa a responder de forma homogênea e uniforme aos estímulos que lhe são oferecidos, sendo assim a palavra chave da teoria hipodérmica a manipulação de massa. A teoria hipodérmica deu uma base para os estudos de comunicação de massa.
A partir dos anos 40 do século XX a superação a “teoria hipodérmica” deu-se à três diretrizes distintas, mas em muitos aspectos interligadas e sobrepostas: a primeira e a segunda centradas em abordagens empíricas de tipo psicológico-experimental e de tipo sociológico, a terceira , representada pela a abordagem funcional à temática dos meios de comunicação no seu conjunto.
Em tempos atuais a teoria hipodérmica foi abandonada, estudos começam a se focar em ideias como influencia e persuasão, onde novos estudos passam a acompanhar os aspectos sociais, culturais e psicológicos. A rápida evolução tecnológica também contribui também com a aceleração das pesquisas sobre teoria de comunicação de massa gerando meios e abordagens diferentes, levando em consideração fatores como o