TRABALHO DO RUBENS FINAL
Disciplina: Auditoria
AUDITORIA
O MERCADO DE TRABALHO EM AUDITORIA CONTÁBIL.
A CARÊNCIA DE PROFISSIONAIS DE AUDITORIA INDEPENDENTE NA REFIÃO SULDO BRASIL
2014
Questão
Análise
Qual o problema que o autor levanta?
O mercado de trabalho em auditoria contábil, a carência de profissionais de auditoria independente na região sul do Brasil.
Descreva em linhas gerais a proposta.
A atividade de comprovação dos dados contábeis é de responsabilidade da alta administração, visto que esses são responsáveis por todas as operações e resultados da empresa. A dimensão da empresa ditará se é possível para os membros da administração efetuar esse controle ou não. Diz-se a dimensão das sociedades, pois, conforme o tamanho da empresa, assim será o número de controles internos e de colaboradores a executar certas funções, o que tornaria possível ou não a execução de tal tarefa (ATTIE, 2009). Nesse cenário verifica-se a existência da profissão de auditor que tem por finalidade “testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado” (ATTIE, 2010, p. 5). A atividade de auditoria ganha ainda mais importância quando a lei 11.638, em seu artigo 3º, estabelece que as demonstrações financeiras das sociedades de grande porte, ainda que não sejam de capital aberto, deverão ser submetidas a auditoria independente, considerando-se as sociedades de grande porte as que tiverem “em exercício social anterior, ativo total superior a duzentos e quarenta milhões de reais ou receita bruta anual superior a trezentos milhões de reais” (BRASIL, 2007).
Pode-se afirmar que o mercado de auditoria está crescendo consideravelmente. Esse crescimento se dá em virtude aumento do número de empresas de grande porte que vem ocorrendo nos últimos anos junto com o crescimento econômico do País (CREPALDI, 2004).
Apesar do cenário otimista, algumas pesquisas realizadas por Kanitz (1999), apontaram um índice baixo de