pesquisa em ação
Participante - Ação
Pesquisa Participante
Os exemplos de aplicação do método apresentado aqui nada mais são que referências, que podem indicar alguns caminhos dentro de um grande conjunto de possibilidades. São as condições locais que definem os métodos:características sociais, econômicas, culturais, religiosas, políticas, diferentes sistemas de interesse envolvidos, objetivos da pesquisa, etc. A técnica da Pesquisa Participante traduz-se como um envolvimento legítimo entre o pesquisador e o objeto pesquisado.
A Pesquisa Participante, como o próprio nome sugere, implica necessariamente a participação, tanto do pesquisador no contexto, grupo ou cultura que está a estudar, quanto dos sujeitos que estão envolvidos no processo da pesquisa.
Entrevistas semi-estruturadas (coletivas e individuais), Análise documental e a observação participante. Todavia, também podem ser encontradas pesquisas que se utilizam de entrevistas estruturadas (GAJARDO, 1986), Os pesquisadores e participantes representativos da situação ou do problema estão envolvidos de modo cooperativo ou participativo
Pesquisa Ação
A Pesquisa-ação é uma metodologia coletiva, que favorece as discussões e a produção cooperativa de conhecimentos específicos sobre a realidade vivida, a partir da perspectiva do esmorecimento das estruturas hierárquicas e das divisões em especialidades, que fragmentam o cotidiano. Se constituiu enquanto prática desnaturalizada e tem como foco principal de análise as redes de poder e o caráter desarticulado dos discursos e das práticas instituídas no convívio social.
INSERÇÃO DO PESQUISADOR NO MEIO PESQUISADO PARTICIPAÇÃO EFETIVA DA POPULAÇÃO PESQUISADA NA PESQUISA TRANSFORMAÇÃO DA REALIDADE -BUSCA DO SENTIDO E DAS REPRESENTAÇÕES NOVA CONCEPÇÃO DE SUJEITO E DE GRUPO AUTONOMIA E PRÁTICAS DE LIBERDADE PRINCÍPIOS ÉTICOS OS RESULTADOS DEVEM SER SOCIALIZADOS
Ciclo da Pesquisa Ação;
ENVOLVE INVESTIGAÇÃO-AÇÃO;