Pesquisa do jornal o globo
O Globo é um jornal de notícias, fundado em 29 de julho de 1.925 e sediado no Rio de Janeiro. Está orientado para o público da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. É parte integrante das Organizações Globo, de propriedade da família Marinho, que inclui a Rádio Globo e a Rede Globo de Televisão.
Funcionou como jornal vespertino até 1962, quando se tornou matutino. De orientação política conservadora é um dos jornais de maior tiragem do país.
Entre outros, O Globo é um dos jornais mais influentes do Brasil.
-------------------------------------------------
História
O jornal foi fundado em 29 de julho de 1925 por Irineu Marinho. Irineu faleceu 21 dias após a fundação do jornal.
O Globo foi herdado por seu filho Roberto Marinho, que trabalhava na empresa como repórter e secretário particular do pai.
Roberto, preferiu deixar o comando da empresa nas mãos do jornalista Euclydes de Matos(1925-1931). Somente assumiu o controle da empresa, após a morte de Euclydes em 1931. Em 1936, O Globo lançou a primeira telefoto da Imprensa Brasileira.
Durante a Segunda Guerra Mundial, o jornal criou o Globo Expedicionário, que levava informações sobre o Brasil para os soldados brasileiros servindo na Europa.
Por meio do jornal, da venda de história em quadrinhos, graças ao lançamento de sua primeira revista O Globo Juvenil (12 de junho de 1937), em seguida( 1939) foi lançada a revista O Gibi.
Roberto Marinho formou as empresas de mídia, as Organizações Globo, constituída pela TV Globo, Rádio Globo, Editora Globo.
Em 1972 tornou-se o primeiro jornal brasileiro a circular aos domingos.
Em 1984, Roberto Marinho, proprietário do Jornal O Globo publica artigo declarando apoio ao Regime Militar, desde do início em 1964 até o processo de abertura política:
- "Participamos da Revolução de 1964, identificados com os anseios nacionais de preservação das instituições democráticas, ameaçadas pela radicalização ideológica, greves, desordem social e corrupção