Pesquisa descritiva
Como o próprio nome já diz, procuram descrever situações a partir de dados primários. Segundo Isaac, a pesquisa descritiva é classificada como um tipo à parte da pesquisa.
Observa, registra, analisa e correlaciona fatos ou fenômenos (variáveis) sem manipulá-los. Procura descobrir, com a precisão possível, a freqüência com que um fenômeno ocorre, sua relação e conexão com outros, sua natureza e características.
Os dados por ocorrerem em seu habitat natural, precisam ser coletados e registrados ordenadamente para seu estudo propriamente dito. Não procura necessariamente explicar relações, ou testar hipóteses provando causa e efeito.
A pesquisa descritiva pode assumir diversas formas, entre as quais:
a) Estudos descritivos: trata-se do estudo e da descrição das características, propriedades e relações existentes na comunidade, grupo ou realidade pesquisada.
b) Pesquisa de opinião: procura saber atitudes, pontos de vista e preferências que as pessoas tem a respeito de algum assunto, com o objetivo de tomar decisões.
c) Pesquisa de motivação: busca saber as razões inconscientes que levam, por exemplo, um consumidor a utilizar determinado produto ou que determinam certos comportamentos ou atitudes.
d) Estudo de caso: é a pesquisa sobre um determinado indivíduo, família, grupo ou comunidade que seja representativo de seu universo, para examinar aspectos variados da sua vida.
e) Levantamento: caracterizam-se pela interrogação direta das pessoas cujo comportamento se deseja conhecer. Basicamente, procede-se à solicitação de informações a um grupo significativo de pessoas acerca do problema estudado para, em seguida, mediante análise quantitativa, obterem-se as conclusões correspondentes aos dados coletados.
Novidade:
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA
Procura explicar um problema a partir de referências teóricas publicadas em documentos. Busca conhecer e analisar as contribuições culturais ou científicas do passado existentes sobre um