pesquisa descritiva
A pesquisa descritiva tem como finalidade observar, descrever e analisar os fenômenos sem necessariamente apontar os fatos no qual acarretou determinada ocorrência. Tem como base questionários padrões para a obtenção do conhecimento.
Exemplos: Pesquisas realizadas pelo IBGE, Estatísticas para apontar o nível de atendimento dos órgãos públicos de uma comunidade, suas condições de habitação, nível de criminalidade...
Ao contrario da descritiva, a pesquisa explicativa visa explicar os fatos relevantes que acarretaram determinados fenômenos. As pesquisas explicativas podem surgir através de resultados obtidos mediante uma pesquisa descritiva, no qual nesta etapa, o objetivo é descrever os fatos que determinaram a devida ocorrência (Pesquisa Descritiva-explicativa).
Um exemplo a ser citado é a experiência de Isaac Newton e a maçã. Fato – Queda da maçã da árvore. Percepção - Esse fenômeno corriqueiro o levou a pensar que haveria uma força puxando a fruta para a Terra e que essa mesma força poderia também estar puxando a Lua, impedindo-a de escapar de sua órbita, espaço afora. Reflexão – Depois de descrever o fato, ele o explicou através da ideia de que levando em conta os estudos de outros pensadores -Galileu e Kepler- , além de suas próprias análises, cálculos e experiências, Newton formularia essa ideia partindo do seguinte princípio: "A velocidade da queda é proporcional à força da gravidade, e inversamente proporcional ao quadrado da distância até o centro da Terra".
Sendo assim, com base no exemplo citado acima, percebemos que essa característica realmente é muito válida para o entendimento e a compreensão dos fatos. Pois através dela, há a busca por esses dois objetivos, o que viabiliza a capacidade humana de pensar e buscar entender as situações e problemas e não mais a simples aceitação dos casos.