Pesquisa de usuário da informação
INTRODUÇÃO
Esse trabalho foi desenvolvido durante o terceiro período na disciplina de Usos e Usuários do curso de Gestão da Informação, na área de Ciência da Informação. Nele, será abordado o estudo de usuários, sendo realizado na instituição SESC (Serviço Social do Comércio), especificamente na unidade de informação Damas Pereira Urzeda.
Cada unidade de informação existente dentro do SESC recebe o nome de um comerciário, ou de alguém que foi importante para a instituição. A biblioteca Damas Pereira Urzeda, criada em maio de 1983, recebeu esse nome porque Damas (nascido em 1942 e falecido em 1985, servidor do SESC, professor, advogado, culto e comprometido com o trabalho que desempenhava no cargo de Superintendente da Federação do Comércio), era um comerciário muito comprometido com os programas da instituição.
Sua localização é na Rua-19, centro de Goiânia-GO. Esta unidade é mista, não sendo pública e nem privada. Tem por objetivo democratizar o acesso à cultura escrita e incentivar a leitura como direito universal, assegurando o direito à diversidade intelectual no campo literário e promovendo a convivência e interação social entre pessoas de diferentes idades.
A biblioteca atende em média 280 usuários por dia em período de fluxo, sendo muito procurada por pessoas de todas as faixas etárias, já que se trata de um ambiente muito agradável. Seu foco é na qualidade dos livros no acervo e não na quantidade.
Possui um acervo enxuto e diversificado, lembrando que o SESC não segue um padrão, essa organização vai de cada unidade e da bibliotecária.
Os gêneros encontrados no acervo são de literatura estrangeira, livros de auto-ajuda e enciclopédias Barsa. Recebe títulos novos todos os anos, ou seja, preocupa-se com o bem estar do usuário. Mas só é considerado um usuário desta unidade aquele que possui a carteirinha do SESC, que é gratuita. Ou seja, é um usuário específico o comerciário, trabalhador do comercio