graduação
A Biblioteca é hoje tida como uma entidade prestadora de serviços e que está cada vez mais difundida entre os profissionais da informação que buscam agregar aos seus serviços, o diferencial da satisfação de seus usuários, para isso é preciso que haja pleno desenvolvimento de atividades ligadas à ensino, pesquisa e extensão, por isso a necessidade de se fazer estudos para tornar cada vez mais eficaz o uso de seus produtos e serviços que é fundamental no processo de transferência da informação, afim de possibilitar estrutura necessária à produção de novos conhecimentos. Este estudo também terá como enfoque a problemática que o usuário enfrentará em sua vida acadêmica mais avançada, em termos de pesquisa e busca da informação em bibliotecas mais complexas e maiores.
2. PROBLEMA (Hipóteses variáveis)
O usuário de biblioteca normalmente tende a chegar nos setores e fazer suas pesquisas de maneira rápida e sucinta, direcionada somente aquela necessidade do momento, passa por dificuldades para realizar a pesquisa, mas muitas vezes, não utiliza os serviços que a biblioteca oferece. O estudo de usuários deste projeto é obter informações dos comportamentos dos usuários, levantar quais os hábitos dos usuários para a obtenção da informação, como ele faz uso dos serviços da biblioteca assim como também as maneiras de busca, estudar o uso feito desses documentos, e estudar a maneira de como eles tem acesso a esses documentos.
. Enfim o problema a esse estudo não é a qualidade e quantidade dos serviços oferecidos pela biblioteca, mas sim a qualidade e quantidade que os usuários fazem do que dispõe.
Como afirma Ferreira (1996), os estudos de usuários fundamentam-se em dois tipos de abordagem: as abordagens convencionais ou conservadoras, centradas no sistema e na observação de grupos de usuários, e as abordagens da percepção ou abordagens alternativas, centradas no indivíduo e na análise das características únicas de cada usuário como meio de