Geologia
2.1 MINERAIS FERRUGINOSOS
Os sedimentos ferruginosos podem apresentar-se sob a forma de quatro tipos principais de minerais: óxidos (e hidróxidos), carbonatos, silicatos e sulfetos.
Mais de uma variedade de mineral pode ocorrer dentro de um único deposito, podendo mostrar através de analises a mudanças laterais de um tipo para o outro. Os principais tipos de minérios conhecidos são: magnetita; hematita, limonita e siderita.
2.2 TIPOS DE MINÉRIO DE FERRO MAIS ENCONTRADO NO BRASIL
No Brasil a hematita ocorre em grandes massas compactas ou friáveis de elevado teor de ferro, ou como rocha metamórfica laminada em camadas alternadas com quartzo denominado itabirito, podendo atingir até 69% de ferro.
Os minérios mais comuns ocorrem sob a forma de óxidos, sulfetos, silicatos ou por metais nativos, associados (ou não) a outros minerais.
Os corpos de minério são formados por uma variedade de processos geológicos.
São os minérios que compõem as rochas, por isso os minérios são extraídos das mesmas.
2.3 TIPOS DE EXPLORAÇÃO
A sua exploração pode ser feita a céu aberto ou ser subterrânea. O ferro é um metal. Ele costuma ser extraída de um mineral chamado hematita. A hematita é formada principalmente por ferro combinando com o oxigênio. Os minerais dos quais são extraídos metais e outros produtos com vantagem econômica são chamados minérios. Desse modo, dizemos que a hematita é um minério de ferro; e o ferro, por sua vez, é um metal. Entre todos estes tipos de minério, a hematita, que constitui a maioria dos minerais brasileiros, é o mais importante em função da sua relativa abundância e alto teor de ferro.
2.3.1 ETAPAS DA EXTRAÇÃO
Lavra: A primeira etapa de mineração é a extração propriamente dita, que pode ser feita com escavadeiras, tratores que raspam a rocha ou explosivos, quando o minério se encontra longe da superfície. As maiores escavadeiras retiram da lavra 5 mil