Pesquisa De Sociologia O Budismo
O budismo não é só uma religião, mas também um sistema ético e filosófico não-teísta que abrange uma variedade de tradições, crenças e práticas, baseadas nos ensinamentos atribuídos a Sidarta Gautama, mais conhecido como Buda. Sidarta viveu e desenvolveu seus ensinamentos no nordeste do subcontinente indiano, entre os séculos VI e IV a.C.3 . Ele é reconhecido pelos adeptos como um mestre iluminado que compartilhou suas ideias para ajudar as pessoas a alcançar o fim do sofrimento, alcançando o Nirvana e escapando do que é visto como um ciclo de sofrimento do renascimento.
Através dos séculos, os ensinamentos de Buda Shakyamuni foram transmitidos de professor a aluno por meio das diferentes linhagens de práticas existentes. A pureza dos métodos se manteve porque os detentores dessas linhagens alcançaram realização e maestria das instruções recebidas.
Mesmo o budismo sendo uma prática muito popular na Ásia, pode ser encontrado em todo o mundo. Várias fontes colocam o número de budistas entre 230 milhões e 500 milhões, tornando-o a quinta maior religião do mundo.
Principais crenças
1- Todos os seres vivos possuem uma natureza búdica e, portanto, possuem o potencial de tornarem-se iluminados (“Budas”)
2- A vida está sujeita a todos os tipos de sofrimento, sendo os mais básicos: nascimento, envelhecimento, doença e morte. Ninguém está isento deles.
3- A ignorância leva ao desejo e à ganância, que, inevitavelmente, resultam em sofrimento. A ganância produz renascimento, acompanhado de apego passional durante a vida, e é a ganância por prazer, fama ou posses materiais que causam grande insatisfação com a vida.
4- A cessação do sofrimento advém da eliminação total da ignorância e do desapego à ganância e aos desejos, alcançando um estado de suprema bem-aventurança ou nirvana, onde todos os sofrimentos são extintos.
5- O Caminho que leva à Cessação do Sofrimento é o Nobre Caminho Óctuplo (Compreensão Correta, Pensamento Correto, Palavra Correta, Ação