Religi O
INSTITUIÇÃO RELIGIOSA
Campo Bom
2014
bRUNA ILHA, FERNANDA CAROLO, MAIARA FLORES, MONÃ MORAIS
INSTITUIÇÃO RELIGIOSA
Projeto de Pesquisa apresentado a Sociologia de, da Escola Técnica Estadual de Campo Bom, sob orientação da Profa. Valquiria.
Campo Bom 2014 INTRODUÇÃO
O trabalho falara sobre as religiões do budismo, candomblé e cristianismo, ira mais profudo no assunto, falando sobre suas culturas, valores e elementos de coersão.
ORIGEM DO CANDOMBLÉ
Ha pesquisas que indicam que o desenvolvimento dos terreiros de candomblé passou a se manifestar a partir do século XVIII. Nessa época, o crescimento dos centros urbanos se tornava propício para que vários negros se reunissem para organizar e executar experiências religiosas mais estáveis e regulares. Foi aí que o candomblé deu seus primeiros passos rumo à identificação de tal experiência religiosa. Já no século XIX, era visível a existência de alguns sobrados antigos e casarões em que negros livres organizavam pontos de encontro para a realização de seus cultos. Apesar da existência da repressão imposta pelas autoridades oficiais, o candomblé dava seus primeiros passos de formação.
ELEMENTOS DE COESÃO
A dimensão religiosa é um dos elementos mais fortes de coesão. Além disso, todos os seguidores, após a iniciação, passam a fazer parte de uma hierarquia e podem ascender a pai ou mãe-de-santo. A religião tem um sentido positivo, é fonte de força espiritual, onde todos formam uma família partilhando a igualdade, respeito mútuo, boa convivência. Um ano após o nascimento, o Iyawo deve fazer a sua primeira obrigação que tem como significado comemorar esse nascimento e o reforço dos seus votos. Nessa ocasião,