Pesquisa de qualidade e seus critérios em uma empresa
A qualidade dos alimentos é entendida como um conjunto de fatores essenciais ao produto final, contendo as características nutricionais e a higiene dos alimentos que procedem em um controle eficaz das distintas etapas de processamento. O fator mais importante do controle de qualidade dos alimentos a partir da sua fabricação ou cultivo está em apresentar suporte à produção para alcançar um produto final que proporcione o nível de contaminação mínimo possível, de maneira a não colocar em risco a saúde do consumidor.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) são as mãos dos operadores, na hora de manusear os alimentos, os principais veículos de contaminação. Assim sendo, a empresa deve apresentar condições operacionais que oferecem satisfatoriamente às exigências de higiene necessárias.
Os elementos que devem possuir maior cuidado em se tratando de procedimentos são:
1- higiene pessoal; (as mãos devem estar sempre limpas).
2- higiene ambiental; (o ambiente de trabalho deve estar sempre limpo).
3- higiene no processamento dos alimentos;
Qualquer tipo de alimento deve ser supervisionado do seu plantio, até a hora em que é servido, para garantir ao máximo a melhor eficácia em higiene sanitária. A qualidade dos alimentos deve ser mantida por um supervisor que garanta que os cuidados sobre a higiene sejam garantidos de forma contínua.
É sempre importante deixar claro ao consumidor os valores nutricionais dos produtos que foram fabricados ou cultivados, estas e outras informações são rigorosamente estabelecidas pelo Ministério da Agricultura que sempre fiscaliza as questões relacionadas à higiene alimentar e até os processos organizacionais de fábricas e indústrias de todo o país.
O intuito será sempre o mesmo: oferecer ao consumidor alimentos de qualidade, zelando pela sua saúde sempre. Portanto o cuidado contínuo com o controle da qualidade, de manuseio, estoque entre outros, deve ser aplicado e observado