Pesquisa de mercado
Curso de Administração
Pesquisa de Marketing
COMPRAS ONLINE DE VIAGENS
Aline Safady
Caio Cardoso
Klinton Matsumora
Gabriel López
Leonardo Anello
Mariana Codarin
Monique Teixeira
São Paulo
Dezembro
2012
APRESENTAÇÃO
A internet está cada vez mais presente no cotidiano da família brasileira, nos ultimos dois anos, a quantidade de usuários cresceu 302%. Isso se deve ao plano geral de metas de universalização da telefonia feito pelo governo que obriga as operadoras a disponibilizarem internet com velocidade de 250 kilobytes por segundo, por apenas R$ 29,80.
O aumento do uso desse meio de comunicação, fez com que o brasileiro ficasse mais conectado e “antenado” com o mundo inteiro. A partir desse maior acesso, muitas empresas começaram a investir fortemente em e-commerce, expandindo suas vendas também para a internet. Com a comodidade e facilidade de realizar compras pela internet, só faltava um aspecto, a segurança. Muitos consumidores tem medo de colocarem seus dados bancários em sites comuns. A partir disso, novas empresas como PagSeguro, Pagamento Digital, Pagamento Certo, entre outros, vem crescendo e reforçando todos os esforços voltados para o e-commerce.
As empresas que mais investiram nesse meio foram livrarias e agências de viagens. Muitos sites começaram a surgir apenas para vender neste tipo de negócio, não havendo lojas físicas, como é o caso da Decolar.com que além de vender passagens aereas, também realiza reserva de hotéis, aluguel de carro, cruzeiros, entre outros.
Ao constatar a tendência do comércio eletrônico de viagens, surgiu o interesse de adotar como tema central este assunto, a fim de investigar o processo de decisão de compra de viagens pela internet, assim como avaliar o comportamento dos seus consumidores. Para isso, é de extrema relevância a produção de dados primários e, portanto, a realização de uma pesquisa Ad Hoc. Serão apresentadas as características desta