Pesquisa de mercado
A pesquisa de mercado é a coleta de informações junto ao consumidor, concorrente ou fornecedor para orientar a tomada de decisão ou solucionar problemas de empresários e empreendedores.
“A coleta sistemática e o registro, classificação, análise e apresentação objetiva de dados sobre hábitos, comportamentos, atividades, valores, necessidades, opiniões e motivações de indivíduos e organizações dentro do contexto de suas atividades econômicas, sociais, políticas e cotidianas”.
Segundo a “ANEP” (Associação Nacional de Empresas de Pesquisa de Mercado) a definição mais formal é a seguinte:
Segundo o “IBOPE” (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), a pesquisa de mercado é a ferramenta certa para suprir a necessidade de desenvolver estratégias para valorizar marcas, conhecer melhor os consumidores, identificar a estrutura da concorrência, enfim, obter informações que possam orientar não só a formulação de um plano de marketing, como a tomada de decisões mais cotidianas”.
A pesquisa de mercado marca o ponto de partida para a compreensão da situação do cenário mercadológico onde a pesquisa está sendo realizada.
Pesquisas possuem diversas finalidades, como por exemplo: direcionar a utilização de recursos com sabedoria para conquistar clientes, investir em novos segmentos sem arriscar-se a perder mercado, a ferir o grau de satisfação de clientes, etc.
Uma pesquisa de mercado bem feita pode dar a qualquer empresa, um retrato fiel de que tipos de novos produtos ou serviços podem lhe trazer lucro. Para produtos e serviços que já estão sendo comercializados, uma pesquisa de mercado pode dizer claramente se as empresas estão no caminho certo, indo de encontro as necessidades e expectativas dos seus clientes.
“Deixar de fazer pesquisa de mercado antes de iniciar um empreendimento comercial ou durante seu funcionamento é como dirigir um carro do Texas a Nova York sem um mapa ou sinais de rua”, diz William Bill do “Wealth Design